PARTO DO NOÉ

Image module

PARTO DO NOÉ

O Noé presenteou-nos com a sua chegada na passada semana. Para além de todas as emoções “óbvias” que se associam ao nascimento de um filho, existem 2 em particular de que vos quero falar:

GESTÃO DE EXPECTATIVAS (muitas vezes devido às comparações que fazemos com outros partos) e a LIÇÃO A RETIRAR DA EXPERIÊNCIA.

Quando falo de gestão de expectativas, falo de emoções como a frustração, a revolta, até a tristeza que podem aparecer durante um parto quando se “sonhou” com uma situação diferente da que está a acontecer. No parto do Noé isso aconteceu-me.

O parto do meu segundo filho foi um “primeiro” parto, e portanto, para um “primeiro” parto, foi muito rápido e eficaz! Intenso, mas muito rápido, e quando pensava no parto do Noé, tinha em mente um parto ainda mais rápido e “fácil”! Porque já era um segundo parto e tudo iria ser ainda melhor! Pois… não foi! Ou melhor, agora, vejo que foi igualmente maravilhoso, mas na altura não estava a ser como o outro!

Mas, na realidade, como é que dois bebés diferentes, com necessidades diferentes, tempos diferentes, e eu própria em momentos diferentes poderia ter um parto igual? 😉

Esta foi uma das aprendizagens que tirei deste parto. Somos todos diferentes, e os nossos bebés também o são. Vamos então respeitá-los dessa forma.

Uma das outras lições que retirei deste parto tem a ver com o TEMPO.

Este é o conceito do parto do Noé, foi o que ele me veio ensinar. Tempo para ele nascer quando quisesse. Tempo no trabalho de parto, para ele se ajustar, para ele encontrar a forma de vir a este mundo e tempo para ele. É o que de mais precioso lhe posso dar. O meu tempo, para o cuidar, para lhe dar amor, para o ensinar. E quando no parto me apercebi disso, tudo fluiu e ele nasceu!

O parto do Noé foi desafiante mas maravilhoso, mas foi graças a quem tive ao meu lado.

Ao meu companheiro de vida ( o Noé escolheu o dia em que comemorámos 19 anos de namoro), o melhor namorado, marido e pai do mundo.

Aos meus filhos Benjamim e Caetano, que cuidaram da mãe grávida e cuidam do mano com um amor impossível de descrever.

À minha equipa maravilha, Sónia (parteira – www.facebook.com/razaodser/), Ana (minha doula – www.instagram.com/casayogarviseu/), Mariana (videógrafa – www.thesegoldenhours.pt/ ), Rosa ( fotógrafa – magicfotografia.pt/) , Susana (cunhada que apoiou os meus filhotes!), que me deram a segurança, conforto, tranquilidade para o meu processo acontecer e registaram tudinho da forma mais bonita do mundo.

Ao meu Noé, que me veio ensinar da forma mais maravilhosa.

Your email address will not be published. Required fields are marked *

en_USEnglish