OLIVEIRA

Image module

OLIVEIRA

Adoro esta árvore! Não só pela sua beleza, mas por todas as riquezas que nos dá, desde as folhas, às azeitonas ( que adoro!), o azeite! Mas melhor ainda são as propriedades medicinais que tem!

Mas não sou só eu! As primeiras descrições e interesse médico pela oliveira aparecem na bíblia, e desde a cultura egípcia à grega a utilizavam com fins medicinais!

No último século, foram realizados inúmeros estudos em animais e humanos demonstrando as inúmeras propriedades medicinais desta planta:

AÇÃO ANTI-HIPERTENSORA

– Ação anti-hipertensora por vários mecanismos de ação nomeadamente a interação com os canais de cálcio resultando em vasodilatação.

AÇÃO ANTIMICROBIANA

– Ação antimicrobiana – demonstrou ser efetiva na inativação de vários vírus, incluindo parainfluenza, herpes, rhinovirus, varicela zoster, algumas formas de polio, influenza, HIV… percebeu-se que a oliveira inibe a replicação dos vírus através da neutralização de algumas enzimas (transcriptase reversa e protéase). Também previne a capacidade de infetar pois inibe a ligação dos vírus à membrana celular.

Também inibe várias bactérias gram-negativas e gram positivas, leveduras e parasitas, principalmente devido à inativação de enzimas celulares que não permitem a replicação dos microorganismos.

AÇÃO ANTIOXIDANTE E ANTI-INFLAMATÓRIA

– Antioxidante e Anti-inflamatória – em 2007 investigadores que estudavam a capacidade antioxidante da oliveira observaram que a capacidade para captar radicais livres era comparativamente a outras plantas muito superior (mais do dobro do chá verde e do cardo mariano). A oleuropeína, um dos constituintes ativos demonstrou diminuir a oxidação do LDL colesterol. Possui atividade anti-inflamatória e inibe a agregação plaquetária.

AÇÃO HIPOGLICEMIANTE

-Ação hipoglicemiante – diminuição dos níveis de glucose no sangue.

en_USEnglish