SEMANA MUNDIAL DE ALEITAMENTO MATERNO 2022

Image module

Esta é a Semana Mundial do Aleitamento Materno. Este ano o mote das comemorações é “Fortalecer a amamentação – Educando e Apoiando”.

Para Educar e apoiar é essencial perceber as principais barreiras que as mulheres encontram quando iniciam a amamentação. Assim, a minha celebração passa por partilhar uma revisão de Novembro de 2021 sobre as percepções e as vivências das mulheres sobre o aleitamento materno.

“As mulheres que amamentam encontram muitas dificuldades quando iniciam a amamentação, e a maioria das mulheres não consegue aderir às diretrizes atuais de saúde pública sobre amamentação…”.

Uma das necessidades encontradas pelos autores foi a reconfiguração das mensagens de saúde pública.

Esta revisão também mostra que o apoio e aconselhamento sobre amamentação são necessários para todas as mulheres, mas também há a necessidade de adequar as mensagens de saúde pública às normas sociais e culturais locais.

O papel que as instituições sociais e os discursos culturais têm nas experiências de amamentação das mulheres também deve ser reconhecido e potencializado pelos profissionais de saúde que promovem o aleitamento materno.

Embora as mães que amamentam geralmente estejam cientes dos benefícios da amamentação, estas enfrentam barreiras a nível individual, interpessoal e organizacional.

É importante reconhecer que a amamentação está associada a desafios e é essencial oferecer apoios adequados às mães para que suas experiências possam ser melhoradas, e as taxas de aleitamento materno possam atingir as identificadas pela Organização Mundial da Saúde.

Image module
Image module

Your email address will not be published. Required fields are marked *

en_USEnglish